domingo, 26 de outubro de 2008

Cores Primárias e Secundárias - parte2










Representação da Roda das Cores. Sob o ponto vista fisico, a existência da cor implica a existência da luz. Em estudos de decomposição da cor, apurou-se que existem três cores principais chamadas primárias: amarelo, azul ciano e magenta. A partir destas surgem outras três chamadas secundárias: laranja, verde e roxo.
Os alunos Lu
is, Rita e Catarina Sá representam as cores primárias e a Sara, Bárbara e Catarina Machado as cores secundárias.

Cores Primárias e Secundárias










A linguagem corporal ao serviço da linguagem visual - origem da cor de laranja através das cores magenta e amarelo. Os alunos Joana Fusco e Vasco surgem pela união da Sarah e Miguel.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

1ª página de jornal



Os alunos realizaram na aula de Design Gráfico esboços da 1ª página de um jornal, aplicando os conhecimentos adquiridos. Os jornais mais "comprados" foram os dos alunos Diogo, Ana Sofia e Rafael.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

auto retrato ;)










No âmbito do módulo de Desenho e Percepção Visual, do 10º ano B, do Curso de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade os alunos desenvolveram o seu auto-retrato com os Elementos Básicos de Comunicação Visual (ponto, linha, textura, cor, escala, dimensão e movimento). A turma elegeu os trabalhos das alunas Ana Sara, Marta Delgado e Irina, como sendo as representações mais adequadas ao trabalho proposto.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Resultados do Concurso de Cartaz

No âmbito do Concurso de Cartaz, que surgiu de um protocolo entre a Escola e a ASPEA - Associação Portuguesa de Educação Ambiental, o Júri, constituído pela Dra Fátima Matos Almeida (Presidente da ASPEA), Dra Paula Gris (Centro Português de Design) e pelo Dr.º Nelson Risso (Criação Interna), premiou dois trabalhos. O do aluno David Almeida que será a "cara" das XVI Jornadas e o trabalho da aluna Ana Íris Reis como Menção Honrosa. Ambos terão como prémio uma viagem à Experimenta Design em Amesterdão.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Excers







O que os alunos fazem fora de aulas :)

Porque é que poupança tem como símbolo o porco?










No âmbito da disciplina de Design Gráfico, do 10º ano de AG, os alunos - João Fidalgo, David, João Camacho e Wilson - pesquisaram a razão da imagem do porco ser associada a poupança. E surgiram duas respostas: a primeira de Sebastian La Pestre, engenheiro do séc. XVII, que calculou que em dez anos uma porca produzia cerca de seis milhões de filhos e concluiu que seria a imagem adequada à economia; a segunda surge de um mal entendido, em Inglaterra no séc. XVIII, onde era hábito as pessoas guardarem as moedas em potes com uma argila chamada pygg. Um oleiro terá recebido uma encomenda de algumas peças neste material e terá entendido Pig. E assim terá nascido os famosos porquinhos mealheiros.
O que será de facto?

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Será que os cegos apreendem a linguagem visual?










Na aula de DCV (Desenho e Comunicação Visual) e tendo como tema de trabalho os sinónimos da palavra Visual, surgiu a palavra cegueira. Quatro alunos da turma ( 10ºAG) - Rodrigo, João Claro, Cátia e Timóteo - pesquisaram sobre se os cegos apreendem a linguagem visual, ou seja, se os cegos vêem.
Após a pesquisa realizada, os alunos concluiram que existem dois tipos de cegueira: a parcial e a total. Na total (a questão colocada na turma) a conclusão é que o que os cegos "vêem" é escuridão, ou seja, tudo preto.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

O Ponto










Em Comunicação Visual o Ponto actua como forma e desenvolve-se no Campo Visual.
Os alunos do 10º de Artes Gráficas criam composições utilizando o Ponto em relações de grandeza, aspecto gráfico (ao acaso e ordenados) e ao número de pontos (dispersos, concentrados e em saturação).
Cedência e tratamento da fotografia: Alexandre Coelho.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Dia Mundial da Música










Os alunos do 10º ano de Artes Gráficas, na disciplina de Desenho e Comunicação Visual,
desenvolveram Desenhos a partir de Música. Passagem de comunicação sonora para comunicação visual.. emoções, ritmos, vozes, instrumentos a serem explorados conotativamente.